Rat Forum banner

3 ratatouilles pequenos

941 views 78 replies 3 participants last post by  shieldmaiden44  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

preciso de ajuda com os ratos da minha filha/meus, então pensei em participar! Olá de Cambridge (Inglaterra).

Shieldmaiden44

#2 ·
Acabei de perceber que não tenho foto da Caramel!! mas tenho Oreo e Shreddy, para comparação, a primeira foto é Oreo - magro e normal... A segunda é Fattus Rattus 😂 Não percebo como podem ser tão diferentes, então, ela está grávida??
Image

Image

#3 · (Edited)
Ela acabou de sair para comer alguma coisa, e a Shreddy está a fazer panquecas no canto outra vez. Estou preocupada! Mas consegui tirar algumas fotos da Caramel pelo menos - ela é de cor malhada, por isso há preto, e castanho, e branco, embora eu não tenha a certeza porque é que ela não tem pelo à volta dos olhos? Adoro a cara dela quando está a comer, as orelhinhas de dumbo a espreitar para o lado lol Mas olhem para a Shreddy ao fundo - ela é como uma bola de bowling 😳

Image

Image

Image

#11 ·
Ela acabou de sair para comer alguma coisa, e a shreddy está se achatando no canto novamente. Estou preocupada! Mas consegui tirar algumas fotos da Caramel pelo menos - ela é de cor malhada, então tem preto, e marrom, e branco, embora eu não tenha certeza por que ela não tem pelos ao redor dos olhos? Eu amo o rosto dela quando está comendo, as orelhinhas de dumbo saindo para os lados lol Mas olhe para a shreddy no fundo - ela é como uma bola de boliche 😳

View attachment 312779
View attachment 312781
View attachment 312780
Olá e bem-vindo, especialmente em circunstâncias tão inesperadas! Espero que você, sua mãe e os filhotes estejam bem. Não tenho experiência com Ratos de família, mas você tem um excelente conselheiro em KeithB e tenho certeza de que outros membros da RF podem ajudá-la. Voar por instinto não é fácil, mas os Ratos são mães excelentes, então se lhes dermos o que precisam, elas farão o resto. Todos faremos o nosso melhor para ajudá-la a passar por isso. ❤🐀😊

#4 ·
Olá Shieldmaiden44 e bem-vinda. Oh céus, a Caramel parece muito grande e redonda. Há uma orientação sobre como cuidar de ninhadas acidentais aqui: https://www.ratforum.com/forums/caring-for-accidental-litters.30/

Se você a pegou ontem há três semanas, então para que ela estivesse grávida quando a pegou, ela deve ter acasalado no dia em que a pegou (ou talvez no dia anterior), e os bebês devem nascer agora. A primeira coisa que eu sugeriria é ter 200% de certeza de que todos os ratos foram devidamente separados por sexo. A última coisa que você quer é que ela dê à luz com um macho presente, porque ela voltará imediatamente ao cio e engravidará novamente. (Obviamente, se um dos seus outros ratos for macho, a data do acasalamento também pode ser ligeiramente posterior).

Você entrou em contato com o criador para informá-los sobre isso e ver se eles podem esclarecer como aconteceu? Se eles forem um bom criador ético, provavelmente oferecerão cuidar dela e realocar seus filhotes. Um criador de quintal também pode concordar com isso, embora você possa querer questionar seus padrões de cuidado primeiro.

Se você tiver que cuidar delas sozinha, eu imediatamente compraria uma gaiola de maternidade de um único nível, pois é melhor separar a mãe/bebês dos outros ratos e, quando os bebês começarem a explorar, você não quer que eles subam e caiam. Você precisará de várias gaiolas em algumas semanas de qualquer maneira, quando chegar a hora de separar os filhotes machos.

Por favor, nos diga como as coisas correm, e boa sorte.

#5 ·
Olá - obrigado pela sua resposta! O maior problema foi que ainda não consigo lidar com ela, não a temos há muito tempo e ela era muito, muito tímida, então o que fiz, por enquanto, foi bloquear a parte inferior da gaiola para ela. Então é de um só nível, e ela está sozinha, as outras duas estão acima. Eu tenho uma espécie de caixa de plástico tipo 'tanque' se você quiser que eu possa usar, mas o pior é que ela agora parece deprimida, e ela senta na parte inferior da escada que normalmente leva às plataformas superiores, e dorme lá também 😭 Ela, no entanto, também construiu um ninho, o que é um pouco estranho.

Agora que ela está separada, como e quando a reintroduziria? Eu poderia tentar colocá-la na minha caixa de plástico grande, mas estou preocupado em estressá-la, esta parecia a melhor opção. Pedimos umas coisas de plexiglás para a borda da gaiola que pelo menos as impedirão de subir até que sejam muito maiores.

Isso é um bom plano? Eu não tenho ideia do que estou fazendo, para ser honesto... também falarei com o criador de quem as consegui. Como você diria se eles são respeitáveis?

Basicamente, fui ao pets4homes e encontrei um anúncio lá.

#6 ·
esta é a gaiola delas - e se você usar 3 das plataformas uma ao lado da outra e bloquear a escada, você pode transformá-la em duas gaiolas. Foi assim que as acostumamos uma com a outra (depois de um terreno neutro). Ambas são definitivamente fêmeas - e talvez ela esteja realmente apenas gorda 😂 - mas ela ficava se achatando naquela prateleira superior, o que me deixava muito apreensiva, você não gostaria que ela desse à luz lá! Alguém estava construindo um ninho muito elaborado no andar do meio naquela coisa cúbica, mas ela ainda estava dormindo na rede com Oreo. Ela e Oreo são melhores amigas (é a Shreddy que é gorda, aliás :) Caramel é a malhada magra) - Caramel está menos interessada nas outras duas e passa a maior parte do tempo dormindo e comendo (o que inicialmente me fez pensar que talvez ela fosse macho haha)
Image

#8 ·
Parabéns. Os pequenos guinchos são talvez os filhotes, ou talvez ela em trabalho de parto. Filhotes podem ser barulhentos, então você saberá cedo o suficiente. Eu nunca estive nesta situação, mas espero que alguém com experiência em criação possa oferecer conselhos mais específicos. (Meu conselho é apenas o de alguém que assistiu a muitos vídeos do YouTube sobre cuidados com ratos).

Se você os conseguiu em pets4homes, provavelmente foi um criador de quintal ou talvez alguém que teve uma ninhada acidental e eles provavelmente não serão de ajuda (como evidenciado pelo fato de terem permitido que ela engravidasse e o fato de ela não ser muito manejável).

Não se preocupe com ela estar sozinha, ela estará focada em seus filhotes agora. No entanto, é uma boa ideia deixá-la interagir com suas irmãs pelo menos uma vez por dia, colocando-a com elas por um tempo, pois isso lhe dará um pequeno descanso dos filhotes e manterá seu vínculo com as outras, para que seja mais fácil reintroduzi-la assim que os filhotes forem desmamados. Obviamente, se ela ainda não quiser ser manuseada, isso é complicado porque você não quer estressá-la, mas se puder, eu sugeriria colocá-la na parte da gaiola de suas irmãs por um tempo (mas não por mais de 30 minutos de cada vez longe de seus filhotes).

Eu não perturbaria o ninho nos primeiros dias. Quando ela estiver com as irmãs, você pode dar uma olhada, mas fazer isso enquanto ela estiver lá a estressará e ela pode ficar defensiva e morder você. Você deve dar a ela proteína extra quando ela estiver amamentando - por exemplo, ovo cozido. Fique atento a quaisquer filhotes que rastejem para fora do ninho caso sejam esquecidos e fiquem com frio, caso em que você os colocaria de volta (evitando ser mordido!).

Fora isso, eu apenas sugeriria seguir os conselhos de "informações para ninhadas acidentais", e se você tiver perguntas específicas, poste-as aqui. Existem também alguns grupos fantásticos no Facebook onde você pode obter respostas mais rápidas em emergências. Quando se trata de realocar os filhotes, também existem grupos no Facebook para isso. Boa sorte!

#9 ·
Além disso, os bebês são minúsculos e podem passar pelas grades e cair, então talvez bloqueie um pouco a parte inferior da gaiola – até mesmo papelão serviria. Assim que forem mais móveis, será mais um problema. Qual o tamanho das aberturas das grades da gaiola?

#10 ·
Ouço muitos guinchos pequeninos!! ❤ Pobrezinhas de acabar com alguém tão ignorante como nós, mas faremos o nosso melhor.

O criador respondeu:
"Sim, elas podem reter esperma por meses, então provavelmente foi o pai dela antes da data de separação de 5 semanas, não acontece com frequência, mas infelizmente acontece, peço desculpas, mas elas podem manter o esperma por muito tempo e eu não saberia de qualquer maneira, elas podem engravidar ou absorvê-lo para o corpo delas, é uma parte fascinante da natureza, mas inconveniente para você, sinto muito, o que você gostaria de fazer?? Xxx"

Não sei o que pensar disso, mas já está tudo feito de qualquer maneira, e nós vamos cuidar delas, e eu definitivamente vou precisar de muita ajuda e apoio, eu literalmente não tenho ideia do que estou fazendo.

Fazê-la passar tempo com as amigas pode ser complicado, ela estava solta há uma semana e passamos quase uma hora tentando colocá-la de volta na gaiola (parecia cruel não deixá-las soltas, mas ela é muito assustada, então...)

Responderei adequadamente mais tarde... as aberturas das grades da gaiola são de 11 mm - é esta Rodent Cage by Cozy Pet 11mm Bar Spacing for Rat, Ferret, Chinchilla, Degu or other Small Pets, Large Rodent Cage RC05 : Amazon.co.uk: Pet Supplies

obrigado(a) muito já ❤

#12 · (Edited)
Eles têm muita sorte de terem vindo até você, pois você está fazendo a coisa certa cuidando deles pessoalmente, em vez de devolvê-los a esse criador, e está buscando conselhos sobre como cuidar deles adequadamente. Espero que alguém com mais experiência do que eu se manifeste em breve e possa oferecer conselhos mais específicos.

Você pode ficar bem com um espaçamento de barra de 11 mm quando eles começarem a explorar, pois estarão maiores então, no entanto, é a falta de uma bandeja na parte inferior que pode ser um problema no momento - quando são minúsculos, eles passarão por qualquer espaçamento, e se eles rastejarem até a borda sem uma barreira, eles podem cair. Novamente, espero que alguém com mais experiência tenha a resposta.

A resposta do criador não bate certo. Os gatinhos não deveriam ter estado com o pai depois do nascimento - deveriam ter estado com a mãe, então se o pai esteve presente em algum momento, isso significa que a mãe estava sendo criada de uma ninhada para outra, o que é uma prática terrível. Parece que eles estavam talvez em uma caixa de criação comunitária como as que as pessoas usam para criar comida para cobras, e o criador demorou um pouco para separá-los. Se Shreddy foi uma desenvolvedora muito precoce, ela poderia ter acasalado antes das 5 semanas, mas criadores respeitáveis não entregam bebês nessa idade (8 semanas é bastante normal), então se ela está dando à luz apenas agora, então ou a idade de separação foi posterior (convidando gravidezes), ela foi entregue com 5 semanas (também uma prática terrível) ou ela teve diapausa embrionária (implantação retardada) que às vezes acontece com mães lactantes, mas se também é possível para ratos puberes, eu não sei. Além disso, o Google sugere que 6-10 dias é o máximo para diapausa embrionária em ratos, caso em que as datas ainda não batem certo. Eu evitaria esse criador no futuro.

#14 ·
Muito obrigado a ambas ❤

Então, aqui está outra atualização... Definitivamente há vários bebés lá dentro, tenho a certeza absoluta agora. Li o tópico da ninhada acidental e fui comprar umas guloseimas de frango para gatos, que são principalmente carne (como li que proteína alta é boa), ela já tinha comido meio ovo cozido esta manhã antes de nascerem os filhotes... então fomos oferecer cuidadosamente um tubo disso, espremendo um pouco, e ela ADORA. Ela demoliu meio tubo, então vou dizer que são boas notícias, e enquanto ela comia e se movia, havia guinchos de protesto definidos e muito altos vindos de dentro do cubo 🤣

Ela decidiu construir o ninho nesta coisa: https://www.amazon.co.uk/dp/B073F9GPMK - eles têm isso há cerca de um ano, então as entradas são MUITO maiores do que eram originalmente (e já não são realmente em forma de coração) - ela encheu a coisa de material de cama e é aí que estão os pequeninos. As chances de eles caírem por agora são bem pequenas, eu diria, mamãe esperta.

Decidimos esperar antes de colocar as bordas (fizemos algumas de cartão por enquanto até que as outras cheguem) pois não queremos incomodá-la, e estamos a controlar a nossa curiosidade, adoraríamos saber quantos bebés existem!

Quanto ao criador e às circunstâncias em que ela engravidou, provavelmente nunca saberemos (gravidez de adolescente e sem ideia de quem é o pai, digo eu ;-) ) - mas ela tinha definitivamente mais de 5 semanas quando a recebemos, então o que quer que ele diga é apenas estranho...

Aqui está uma foto da Caramel (a outra, que acho que é muito mais nova que a Shreddie) no dia seguinte a termos recebido. E mesmo ela parecia mais velha que 5 semanas - quando compramos a Oreo (e a Stormy na altura), elas eram minúsculas em comparação, realmente bebés, então eu diria que ela era mais velha. De qualquer forma, não importa agora - tivemos um pequeno drama, a Shreddie conseguiu entrar na parte superior da gaiola para visitar as amigas 😱 um pequeno tumulto, mas deixámo-la lá por um bocado, e verificámos os bebés, mas não conseguimos ver nada.

Quando ela parecia estar a tentar encontrar o caminho de volta, conseguimos transportá-la de volta para baixo num tubo de papel 😂 e ela foi direto de volta para os seus bebés. Ufa.

Mais tarde, quando ela saiu para correr um pouco, a minha filha conseguiu avistar pelo menos 3 bebés, um dos quais é totalmente preto! ❤

e agora preciso de uma soneca 😴 negócio exaustivo 😂
Image

#15 ·
Mais uma pergunta - fui ver outras gaiolas e vou precisar de pelo menos uma - e não me sinto confortável com elas no fundo da gaiola grande.

Uma gaiola de hamster com bandeja funda funcionaria? Eu poderia pegar esta, não fica longe de mim, então poderia pegá-la amanhã - o tamanho é 70x47x40cm. Bem pequena, mas talvez uma opção melhor do que a que tenho agora?

Image

#16 ·
Image

ou este - é uma coisa de porquinho-da-índia, tenho a certeza que consigo remover a coisa de plástico interior, a única coisa é que as barras ficarão mais afastadas, mas ainda assim poderia colocar o cartão à volta, não tenho a certeza? Suspeito que será consideravelmente maior...

#18 ·
Existem alguns vídeos no Youtube mostrando como bons criadores organizam suas gaiolas de parto, por exemplo:

Ambos usam gaiolas Alaska para hamsters ou similares (que medem 84 cm por 49 cm por 44 cm de altura e têm portas grandes). Eu diria que a P@H Habitat 2 seria de um tamanho OK, mas as portas são muito pequenas, o que será um incômodo. A outra parece ter um espaçamento de barras bem grande, então acho que isso a eliminaria porque assim que os filhotes forem grandes o suficiente para escalar, eles podem conseguir se espremer para fora. Eu uso uma Savic Hamster Heaven como uma de minhas gaiolas de introdução porque ela tem uma porta frontal grande e é mais ou menos do mesmo tamanho que uma Alaska. (Tem um túnelzinho bobo em cima, mas isso nunca foi um problema).

Dito isso, eu teria cuidado ao movê-los muito cedo, pois isso pode chatear a mãe e você não quer fazer nada que possa fazer com que ela os rejeite. Isso é talvez improvável, pois ratos são geralmente mães tão boas, mas ela é muito jovem e mãe de primeira viagem, o que são riscos mais altos para esse tipo de problema. Se você os mover, eu esperaria alguns dias e então transferiria tudo, incluindo todo o substrato, etc., para a nova gaiola para que cheire familiar. Novamente, alguém com experiência em criação seria capaz de dar melhores conselhos do que eu.

#20 ·
Bom dia - obrigado :) Ok, está tudo calmo esta manhã e elas parecem estar todas a dormir, estou um pouco menos stressada por ela estar no fundo desta gaiola por enquanto. Então talvez nós fixemos bem os lados (esperemos que o plexiglass sirva!) e removamos as outras caixas de lá, ainda há mais caixas de cartão lá dentro...

#21 ·
Enquanto a mamãe estava comendo ração para gatos, consegui tirar uma foto de longe, obviamente, não querendo chatear a mamãe ou os bebês... nossa, eles são minúsculos!! mas sim, por enquanto, acho que eles não podem cair, eles estão bem cercados por ninho e pelo cubo!

Image

#22 ·
Oh, tão emocionante e bonito!

Em termos de gaiolas, criadores que têm ninhadas regularmente terão várias gaiolas de tamanhos diferentes, enquanto você precisará decidir o que é viável para você quando tiver apenas uma ninhada. No entanto, o arranjo ideal seria dar à mãe e aos filhotes uma gaiola maior por volta das 3 semanas, pois os filhotes estarão muito ativos nesse ponto:

Os filhotes serão desmamados por volta das 3,5 semanas, mas é desejável que permaneçam com a mãe o máximo possível, pois ainda receberão um pouco de seu leite nutritivo enquanto ela o estiver produzindo, e aprenderão sobre o comportamento dos ratos com ela, o que os ajudará a se dar bem com os adultos quando forem introduzidos em seus lares permanentes.

Os machos devem ser separados com 5 semanas, pois a partir desse ponto eles começam a ser capazes de reproduzir. Na prática, a maioria tem algumas semanas a mais, especialmente as fêmeas. Apenas muito raramente uma fêmea atinge a maturidade sexual mais cedo e corre o risco de engravidar de um irmão se ele também for um desenvolvedor precoce, mas esse é um risco tão pequeno que 5 semanas é um padrão bastante comum para separação. Os machos tendem a amadurecer um pouco mais cedo que as fêmeas e mesmo que a ninhada seja apenas de machos, eles ainda precisam ser separados da mãe com 5 semanas, pois podem tentar acasalar com ela.

Se a ninhada tiver apenas um filhote macho ou uma filhote fêmea, isso é um problema porque eles precisam de companhia da mesma idade e enquanto uma fêmea pode pelo menos ficar com sua mãe, um filhote macho solitário será excepcionalmente solitário e não aprenderá importantes habilidades sociais de ratos. É, portanto, desejável sexar os filhotes o mais cedo possível para que você possa se preparar com antecedência (por exemplo, obter conselhos de criadores ou talvez encontrar alguém que tenha uma ninhada da mesma idade à qual um macho solitário possa se juntar).

A adoção geralmente acontece por volta das 8 semanas, pois a partir desse ponto eles normalmente podem ser introduzidos a outros adultos do mesmo sexo, a menos que sejam incomumente pequenos. Como eles precisam de companhia da mesma idade, eles devem ser adotados em pares (ou grupos maiores) e não individualmente, incluindo aqueles que você decidir manter. É melhor que eles sejam adotados relativamente logo após as 8 semanas, pois é mais fácil introduzi-los a adultos se eles tiverem menos de 12 semanas, então ter lares adequados planejados com antecedência seria o ideal.

Portanto, assumindo que a ninhada tenha uma mistura de machos e fêmeas, você provavelmente precisará de três gaiolas para o período de 5 semanas a 8+ semanas: (1) para os adultos, (2) para a mãe e as filhotes fêmeas e (3) para os filhotes machos. No entanto, se você puder dividir com segurança a gaiola principal em duas, você precisará apenas de uma gaiola extra, e ter algo "tamanho Alasca" disponível é sempre útil como gaiola hospitalar ou para fazer introduções, então é um bom investimento de qualquer maneira.

#23 ·
Obrigado Keith! Então, vou precisar de mais duas gaiolas, porque embora eu possa prender a gaiola para que a mamãe não volte para os amigos dela (embora ela tenha escapado ontem, nós a prendemos novamente - as lacunas nas bordas das plataformas deixarão os pequenos passarem, então assim que eles conseguirem escalar o suficiente, eles precisarão de outra gaiola. E então - enquanto houver machos - eu precisarei de uma para eles. Então, acho que saberei mais em 2 semanas sobre isso (já que eles serão identificáveis até lá?)

No momento, nem consigo colocar a borda de papelão, porque o ninho está encostado em um pedaço de papelão, difícil de explicar, mas tentar movê-lo estressou a mamãe - então, por enquanto, eles terão que ficar como estão. Um ponto positivo é que eles não podem cair pela mesma razão, porque tudo está muito bem preso...

E eu acabei de ver pelo menos mais um pequeno (cor diferente, talvez encapuzado?) é TÃO DIFÍCIL conter minha curiosidade 😅

Eles são muito barulhentos e exigentes, aliás - assim que ela se move, eles reclamam muito 😂 Não posso deixar de sentir um pouco de pena dela - deve ser um trabalho difícil! Ela adora a pasta.

Um bom efeito colateral desse drama, e de ter separado Shreddie, é que Oreo e Caramel se aproximaram, embora tenham tido uma pequena discussão mais cedo sobre o resto do tubo de comida de gato 😂

Caramel está começando a parecer melhor. O pelo ao redor dos olhos dela está crescendo novamente, eu me perguntava sobre isso, e ela geralmente parece simplesmente melhor...

#24 ·
Image

ok, alguém na aldeia vizinha está a vender este. Tem apenas 60 cm de largura, mas parece uma opção caso haja machos - percebo que não é perfeito, mas por £ 15 provavelmente vale a pena ter? Eles só viverão lá temporariamente e eu gosto do vidro, posso enchê-lo com substrato?

#25 ·
(desculpe, estou a spammar o fórum 🤣 tantas perguntas) - percebo que as portas também são pequenas, mas talvez para os mais pequenos esteja tudo bem - não é para mamã e bebés. para machos caso eu tenha alguns assim que precisarem de ser separados.

#27 ·
Tenho certeza de que a gaiola serviria à força, mas é bastante pequena, então se acontecer de a caixa de areia ser grande, seu tamanho pode limitar sua utilidade. O espaçamento das barras parece bom e o tanque para substrato é bom. O problema com as portas é mais para sua conveniência, pois mesmo que seja apenas uma gaiola temporária para gatinhos, eles ficariam nela por algumas semanas, então como você trocaria uma caixa de areia, por exemplo? Além disso, você vai querer acostumar os gatinhos a serem manuseados e se você tiver que colocar todo o seu braço por uma porta pequena e persegui-los, isso é estressante e será mais difícil se houver prateleiras/cordas etc. nela.

Portanto, não é o ideal, mas está disponível e o preço é obviamente bom. Por outro lado, se a gaiola em que eles estão atualmente estiver boa para eles no momento, então você não precisará da terceira gaiola por um tempo e, enquanto isso, você terá um pouco de tempo para encontrar algo que possa ser mais adequado e/ou útil para você a longo prazo. Os bebês não abrirão os olhos até cerca de 14 dias e só começarão a explorar nesse momento. Eu sugeriria algo com uma área de chão maior, se possível, pois isso é sempre útil como uma gaiola hospitalar.