Oh, tão emocionante e bonito!
Em termos de gaiolas, criadores que têm ninhadas regularmente terão várias gaiolas de tamanhos diferentes, enquanto você precisará decidir o que é viável para você quando tiver apenas uma ninhada. No entanto, o arranjo ideal seria dar à mãe e aos filhotes uma gaiola maior por volta das 3 semanas, pois os filhotes estarão muito ativos nesse ponto:
Os filhotes serão desmamados por volta das 3,5 semanas, mas é desejável que permaneçam com a mãe o máximo possível, pois ainda receberão um pouco de seu leite nutritivo enquanto ela o estiver produzindo, e aprenderão sobre o comportamento dos ratos com ela, o que os ajudará a se dar bem com os adultos quando forem introduzidos em seus lares permanentes.
Os machos devem ser separados com 5 semanas, pois a partir desse ponto eles começam a ser capazes de reproduzir. Na prática, a maioria tem algumas semanas a mais, especialmente as fêmeas. Apenas muito raramente uma fêmea atinge a maturidade sexual mais cedo e corre o risco de engravidar de um irmão se ele também for um desenvolvedor precoce, mas esse é um risco tão pequeno que 5 semanas é um padrão bastante comum para separação. Os machos tendem a amadurecer um pouco mais cedo que as fêmeas e mesmo que a ninhada seja apenas de machos, eles ainda precisam ser separados da mãe com 5 semanas, pois podem tentar acasalar com ela.
Se a ninhada tiver apenas um filhote macho ou uma filhote fêmea, isso é um problema porque eles precisam de companhia da mesma idade e enquanto uma fêmea pode pelo menos ficar com sua mãe, um filhote macho solitário será excepcionalmente solitário e não aprenderá importantes habilidades sociais de ratos. É, portanto, desejável sexar os filhotes o mais cedo possível para que você possa se preparar com antecedência (por exemplo, obter conselhos de criadores ou talvez encontrar alguém que tenha uma ninhada da mesma idade à qual um macho solitário possa se juntar).
A adoção geralmente acontece por volta das 8 semanas, pois a partir desse ponto eles normalmente podem ser introduzidos a outros adultos do mesmo sexo, a menos que sejam incomumente pequenos. Como eles precisam de companhia da mesma idade, eles devem ser adotados em pares (ou grupos maiores) e não individualmente, incluindo aqueles que você decidir manter. É melhor que eles sejam adotados relativamente logo após as 8 semanas, pois é mais fácil introduzi-los a adultos se eles tiverem menos de 12 semanas, então ter lares adequados planejados com antecedência seria o ideal.
Portanto, assumindo que a ninhada tenha uma mistura de machos e fêmeas, você provavelmente precisará de três gaiolas para o período de 5 semanas a 8+ semanas: (1) para os adultos, (2) para a mãe e as filhotes fêmeas e (3) para os filhotes machos. No entanto, se você puder dividir com segurança a gaiola principal em duas, você precisará apenas de uma gaiola extra, e ter algo "tamanho Alasca" disponível é sempre útil como gaiola hospitalar ou para fazer introduções, então é um bom investimento de qualquer maneira.