Que gatinhos adoráveis eles eram, sinto muito que você tenha perdido Stormy tão jovem.
Eu acho que enquanto Shreddie estiver comendo sua mistura habitual, além das coisas suplementares, isso deve ser bom. Sim, ratos podem ser comedores muito seletivos se a comida for abundante, mas como nós, eles escolherão as coisas saborosas e não necessariamente o que é mais saudável para eles. Entendo que os donos de ratos de estimação americanos geralmente preferem ração completa em pellets porque, embora seja muito chata, garante uma dieta equilibrada, enquanto as misturas estilo muesli, preferidas no Reino Unido, às vezes podem levar os ratos a comer apenas os pedaços mais saborosos. Essa é uma das razões pelas quais é melhor espalhar as misturas - eles comem o que encontram primeiro, em vez de escolher as coisas mais gostosas de uma tigela e deixar o resto.
Não muito tempo depois de eu ter ratos, Tom machucou a perna em uma queda e eu o coloquei em uma gaiola hospitalar sozinho por alguns dias para descansar. Durante esse tempo, eu tinha sobras de alface e tomate e dei a todos os ratos. Todos pareciam comê-los com bastante satisfação. No entanto, com a gaiola hospitalar em cima da minha mesa ao lado do meu computador, decidi tentar persuadir Tom a sair e comer da minha mão (ele ainda era muito tímido naquela época), então abri a porta dele e coloquei alguns biscoitos para ratos com sabor de xarope de bordo do lado de fora. Ele os comeu, mas não estava pronto para se aproximar da minha mão para mais. No entanto, ele sabia que eu tinha mais biscoitos, e seu próximo passo foi remover metodicamente cada pedaço restante de alface e tomate de sua gaiola e jogá-lo na minha mesa. Eu o coloquei de volta e ele o tirou novamente. Pesquisei no Google o que esse comportamento poderia significar, e descobri que significava exatamente o que se poderia imaginar - ou seja, ele estava realmente tentando me dizer "segure a salada, eu prefiro biscoito". Fiquei espantado tanto com sua inteligência em perceber que eu controlava a comida que ele recebia e em tentar me comunicar sua preferência, quanto com o fato de ele estar jogando comida de propósito na esperança de conseguir algo mais saboroso!
Às vezes, eles hesitam muito em experimentar coisas novas, mas aprendem provando um pouco como experimento, notando que seus amigos estão comendo, ou simplesmente porque a experiência os ensina a confiar que o que você lhes dá será comestível. Adotei dois ratos que eram "estoque não vendido" na Pets at Home e que talvez nunca tivessem experimentado outra comida além de ração em pellets por toda a vida, e levamos tempo para que eles sequer experimentassem pasta de malte e outros petiscos.
Pessoalmente, uso uma mistura da Ratcessories, mas também tenho Science Selective à mão, pois é uma das opções de ração em pellets de melhor qualidade e às vezes é útil dar-lhes uma comida completa (por exemplo, se me preocupo que um rato não esteja comendo muito, às vezes dou-lhe pellets porque então sei que o que ele comeu é um tanto equilibrado). Além disso, ao fazer introduções, uso pellets primeiro para que todos recebam o mesmo e não haja motivo para brigas pelos melhores pedaços! No início, eu tinha experimentado várias comidas comerciais mais baratas para variedade, mas nenhuma delas foi bem recebida.